Investimento no pedagógico é meta para 2011 em MT
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) irá fortalecer as ações para melhoria da qualidade do ensino público ofertado tanto para o Ensino Fundamental como o Médio. “Temos feitos investimentos altos na parte estrutural, mas nosso foco será a área pedagógica. Vamos ampliar o acompanhamento dentro das salas de aulas.
Temos como meta fazer com que 100% de nossas crianças, de até 8 anos, esteja lendo plenamente, como previsto pelo Plano Nacional de Educação, o PNE”, explica a secretaria Rosa Neide Sandes de Almeida, que desde março de 2010 está a frente da pasta da Educação.
Ela afirma que o trabalho já vem sendo desenvolvido de maneira conjunta com os municípios e adianta que existe a ideia de criação da Prova MT, que seria destinada aos alunos do Ensino Básico. Por meio desse sistema, o estudante que tiver necessidade de acompanhamento individualizado o terá. Essa é a segunda meta preconizada pelo PNE, divulgado na semana passada.
“Nós já avançamos muito no Fundamental, obtivemos a 5º lugar dos indicadores nos anos iniciais, mas ainda temos muito a ser feito”, cita. Relatório divulgado recentemente do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) mostra que o Estado aparece na 12º colocação entre os 27 Estados e Distrito Federal, ficando com 389 pontos na média geral. Na avaliação anterior, feita em 2006, ficou na 17º posição, com 370 pontos. Ou seja, o Estado subiu cinco posições no ‘ranking’. Para o Ensino Médio ela cita que deverão ser desenvolvidas novas propostas para o processo de ensino e aprendizagem.
O processo de formação dos profissionais também será ampliado dentro da meta de ofertar cada vez mais a educação com muita qualidade e respeito as especificidades de público. “Já possuímos recursos garantidos para esse processo de fortalecimento que é realizado por meio dos nossos 15 Cefapros. Temos viabilizado parcerias com as nossas universidades justamente para melhorar a qualidade do serviço prestado a nossas crianças e jovens. Criamos uma rede de formação entre o MEC, Seduc, Escolas e Universidades que irá nos auxiliar nesse processo”, finalizou.
Patricia Neves
Assessoria Seduc/MT
Assessoria Seduc/MT
Seminário discute integração curricular do Ensino Médio
A Coordenadoria de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizará nos dias 24 e 25 de fevereiro seminário para diretores das Escolas de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Estarão reunidos 64 gestores escolares (interior e capital). O objetivo é discutir a integração do Currículo do Ensino Médio e, em especialmente, do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional.
A proposta da coordenação de Ensino Médio é orientar os gestores escolares na elaboração do Projeto Político Pedagógico da Escola (PPP) com foco na qualidade de ensino. Na oportunidade os diretores serão informados sobre as questões específicas referentes ao acompanhamento das ações de financiamento da Educação com recursos Federal.
Participarão do seminário representantes do Ministério da Educação (MEC), bem como, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), representantes do Instituto Federal de Educação Técnica.
Outras informações na coordenação de Ensino Médio pelos telefones (65) 3613-6418 ou 3613-6318.
Atenção gestores:
A hospedagem para os participantes do seminário será no Hotel Mato Grosso Palace. Rua Joaquim Murtinho, 170 - Centro (fundos da Catedral Metropolitana). Telefone 3614-7025
A hospedagem para os participantes do seminário será no Hotel Mato Grosso Palace. Rua Joaquim Murtinho, 170 - Centro (fundos da Catedral Metropolitana). Telefone 3614-7025



0 comentários:
Postar um comentário